A matéria prima usada nas torres estaiadas e autoportantes da Tower Service é, basicamente, ferro e aço. Esses materiais, embora sejam resistentes, estão sujeitos ao processo de enferrujamento com o passar do tempo, o que provoca prejuízos econômicos e ambientais.
Pesquisas demonstram que a corrosão é a principal responsável pela grande perda de ferro no mundo. Entre os processos de proteção já desenvolvidos, um dos mais antigos e bem sucedidos é a zincagem por imersão a quente, ou, como é mais conhecida, Galvanização a fogo.
Assim, o principal objetivo da galvanização a Fogo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo. Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.
Ferrugem
A ferrugem é caracterizada pelo surgimento de uma substância castanho-avermelhada sobre as superfícies, e se forma a partir da exposição do ferro e do aço ao oxigênio, à água, ao dióxido de carbono e ao dióxido de enxofre, dado que a maioria dos metais possui potenciais de redução inferiores aos do oxigênio. Ambientes de alta salinidade podem acelerar o processo.
Galvanização á fogo
Os produtos TS são totalmente galvanizados, além de utilizarmos todos os parafusos, arruelas e porcas de alta qualidade, totalmente galvanizados, todos os demais componentes, após passar pelos processos de industrialização da nossa linha de produção, são enviados para o processo de galvanização.
O processo de galvanização a fogo consiste na limpeza das peças de aço seguido da imersão em banho de zinco fundido, atingido a interação metalúrgica entre o aço e o zinco.
Proteção da Galvanização
O revestimento de zinco que se une ao aço tem função sacrificante no ambiente em que está instalado. Sua duração varia de acordo com os locais.
O revestimento é corroído preferencialmente, fornecendo uma proteção catódica (de sacrifício) para as pequenas áreas da peça expostas ao meio ambiente devido, por exemplo, ao esmerilhamento, cortes ou danos acidentais. Se o revestimento for riscado, os sulcos são preenchidos por compostos de zinco formados pela corrosão ambiental, os quais impedem que o metal base seja corroído. Quando a área danificada é extensa, a proteção catódica do zinco impede que a corrosão se propague sob onde ainda há camada.
Superfícies internas, externas, cantos vivos e fendas estreitas são totalmente revestidas através do processo de imersão da peça em zinco fundido. Somando-se a isto, o processo de galvanização mantém a espessura do revestimento nos cantos e bordas.
Durabilidade
A durabilidade dos produtos galvânicos é diretamente proporcional à espessura do revestimento de zinco e inversamente, à agressividade do meio ambiente. Ela costuma atingir 20 anos em atmosferas industriais, 20 anos na orla marítima e mais de 25 em áreas rurais.
Baixo Custo de Manutenção
A galvanização é o meio mais versátil e econômico para se proteger o aço por longos períodos de tempo contra a corrosão. Em equipamentos ou estruturas localizados em áreas de difícil acesso, montadas de forma compacta ou ainda com restrições quanto à segurança, o aumento dos intervalos de manutenção reduz os custos decorrentes desta operação e da interrupção de serviços.
Solicite orçamento das torres Estaiadas e Autoportantes da Tower Service Galvanizadas. Analise sempre o custo benefício de seus investimentos e tenha tranquilidade.